Uma das tarefas mais difíceis na educação dos nossos filhos é acompanhar as mudanças que ocorrem na vida deles desde o nascimento até se tornarem adultos … é tudo tão corrido que quando nos damos conta , muitas vezes, eles já aprenderam ( ou desaprenderam) um monte de coisas .
Por vezes “googamos” em tantas informações que ficamos atordoados e inseguros sobre o que fazer…soltar, segurar, deixar, não deixar…
Não é mesmo fácil nos permitir aceitar as mudanças que acontecem em todas as fases das nossas e das vidas deles.
A roupa, que não serve mais pois ficou curta, é a menor das mudanças, pode ter certeza.
Um turbilhão de novos pensamentos se somaram aos que já existiam ali naquela caixinha tão pequena, que faz milhares de novas sinapses diariamente , associando conhecimentos novos aos antigos … ( você pergunta “ANTIGOS ?! Como um ser tão novo tem conhecimentos antigos? “) Sim..ANTIGOS, pois desde a concepção os conhecimentos vão se instalando , vão se articulando e se somando desde nascimento assim sucessivamente, até o nosso último dia de vida.
A importância portanto de oferecermos vivências e conhecimentos amplos e saudáveis é para que eles associem positivamente aos já existentes e assim cresçam e se estruturem em direção a uma vida também saudável .
Então…o que fazemos diariamente?
A palavra chave é ADAPTAÇÃO. Nos adaptamos e lidamos com a urgência das nossas mudanças e as mudanças dos nossos filhos.
Bom trabalho para todos nós que temos essa tarefa de lidarmos com esse imenso desafio que é viver.
Maria Teresa Thomé é Psicóloga
1 comentário
Excelente. Obrigado.